quinta-feira, 28 de abril de 2011

Palavras sobre Clarice



Aqueles que me conhecem sabem que sou apaixonada por Clarice Lispector. Não se trata apenas de minha autora favorita, mas também de um reflexo, de um espelho onde noto traduzidos todos os sentimentos que eu não saberia descrever.

O que me encanta em Clarice é a forma como ela conseguiu canalizar suas emoções mais reprimidas; a forma que escolheu de ficar triste: transformando o que sentia em palavras. Muitos fizeram isso, mas nenhum conseguiu ser tão verdadeiro e tocar tanto meu coração. Embora fosse devotada ao seu mundo íntimo, Clarice nunca perdeu de vista o mundo exterior e as pessoas que o habitam. Em seu livro de crônicas “A descoberta do mundo”, onde é comentado um pouco de sua relação com os filhos, as empregadas, os amigos e os desconhecidos, tive a impressão de estar lendo seu próprio diário, tamanha a naturalidade e a maneira palpável com que ela descreve as relações humanas.

Além de ter vivido sempre na solidão –a solidão de quem não consegue um amor/ a de quem perde um amor/a de quem os filhos crescem e se vão – Clarice nunca foi compreendida; nem sua obra nem o seu ser.

Foi tão incompreendida que até os títulos de seus livros foram mal interpretados. Toda a tiragem de “Onde estivestes de noite” teve de ser recolhida quando ela percebeu que publicaram um ponto de interrogação após o título, mudando assim, o sentido que ela pretendia ao nomear a obra.

Ainda sobre os títulos, a personalidade de Clarice era encontrada até mesmo neles. “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres” reflete o momento de indecisão da autora ao escolher o nome do romance. Ela própria declarou não ter conseguido se decidir por nenhum deles, então fez uma junção dos dois, não se importando com a falta de convencionalismo – sem dúvida, um dos aspectos que mais me agradam nela.

Clarice nunca se limitou, nunca tentou se enquadrar em nenhum padrão. Foi apenas ela mesma, com seus defeitos, suas mágoas, angústias e esperanças, e este é o motivo maior pelo qual conseguiu espaço na Literatura, que sem dúvida foi enriquecida com sua autenticidade e estilo.


Por Larissa Castro

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez agradeço a oportunidade e a honra de ter um dos meus textos postados no seu blog.
Conte comigo para o que precisar! Muito sucesso sempre...
Larissa