sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

FURACÃO ELIS - Regina Echeverria

Sinopse:

Regina Echeverria conviveu com a cantora e conta que "numa tarde morna à beira da piscina de sua casa da Cantareira, Elis e eu conversamos longamente sobre a vida e o futuro. Combinamos ali que eu poderia escrever, algum dia, um livro sobre ela. (...) Afinal, resolvi contar a história de uma pessoa controvertida, uma mulher para quem a vida estava dividida em oito ou oitenta, amor ou ódio. (...) Esta é a história de Elis Regina Carvalho Costa que eu conheci. Por favor, me contem outras."



Trechos do livro:

Bossa nova, para a linguagem do jazz, era cool. A voz de Elis era hot. Diferente.
Como água e vinho.

"Eu a achei muito talentosa e muito vulgar. Fiquei impressionado. Essa mulher é uma coisa incrível. Mas ela fazia aqueles gestos, aquela dança marcadinha. E, como eu era bossa-novista, era muito João Gilberto, aquela coisa cool e de bom gosto e cores mais discretas; Elis me pareceu cafona, mas cheia de talento." Caetano Veloso

"Hoje em dia sei muito bem como é para um grande artista assumir a importância inteira de uma época na sua pessoa. Eu sei como é esse tormento, essa dualidade profunda que se instala numa pessoa pública, famosa, que detém o poder de alguma ordem. É a luta entre o ímpeto de ser importante e o ímpeto de ser feliz." Gilberto Gil

"Você sabe lá o que é, com 20 anos, sair para a rua e ser reconhecida? Você fica louca, se achando Deus." Elis Regina

"Uma menina simples, que não tinha dinheiro praticamente nem para comer, e começou aquele sucesso, aquele pessoal se aproximando, a Elis ficava irritada com tudo aquilo. Ela achava que todo mundo que se aproximava dela era para se aproveitar. Muitas vezes ela tinha um ataque (...)." Jair Rodrigues

"Eu sempre falei pra ela:
- Ô, baixinha, em cima do palco você fica com trocentos metros de altura.
Eu via a Elis profissional, ela passava uma música 10, 20 vezes, quantas fossem necessárias. Muitos músicos vinham reclamar:
- Pô, o que a Elis quer? Essa mulher tem mania de perfeição!
Ela não mudava o que estava ensaiado. De jeito nenhum. Ai de um músico se fizesse um acorde errado ou entrasse fora da hora. Ela olhava feio." Jair Rodrigues

"Elis tocava a vida de ouvido. A gente dizia uma coisa para ela, ela dava a volta e, pouco depois, já começava a ensinaro que tinha aprendido. Acho que as pessoas que não têm uma estrutura básica sentem ódio das testemunhas, e eu era uma testemunha de Elis. Isso criou ressentimento, ódio, como se ela dissesse: 'Esse cara me viu na merda'. As testemunhas são perigosas." Ronaldo Bôscoli

"Essa doce pessoa que deve estar nos ouvindo agora era mesmo assim. Não conheci ninguém mais inteligente. A inteligência, a meu ver, tem vários escaninhos. Mas o imediatismo, a capacidade de adaptação e de acuidade, a sensibilidade de Elis eram coisas que encantavam qualquer pessoa. Todos ficavam deslumbrados com ela, porque, de repente, cometia uns erros de português babacas, mas num texto que tenho a impressão de que Fernando Pessoa assinaria. Maravilhosa." Ronaldo Bôscoli

"Comigo é simples, eu divido tudo: minhas roupas, meus amigos... Mas o meu palco, esse não divido." Elis Regina

"Ela queria aprender, queria ir com sua geração para um lugar que não conhecia, queria ampliar seus limites, abrir seus horizontes, seu coração e sua voz." Nelson Motta

"Continuo não querendo conhecer gente que eu não conheço." Elis Regina

"Elis, eu tomei o ônibus pra ir a São Paulo ver seu show. Que bom que seja em São Paulo. Fui porque pensava que esse show seria o que eu sonhava pra você. Mas é mais que isso porque 'viver é melhor do que sonhar'. E eu gostei muito de você cantando a canção que diz isso. Eu gostei muito, muito de ouvir você cantando tudo. Gracias a la vida. Eu fiquei doce e besteirão quando o show terminou. E meditei. Não tenho medo. O show business é um bicho-papão muito bonito, e você engole ele: essa é a mensagem que você passa pra todos os seus colegas de profissão." Caetano Veloso




Nenhum comentário: